quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Semana 24: Casais Preferidos



1- Allie e Noah (Diário de Uma Paixão)
Um dos meus casais preferidos de todos os tempos, desde que conheci a história dos dois. Um amor incondicional que nasceu na adolescência...



2- Hermione e Rony ( Harry Potter)
Quando conheci esse casal - e olha que eu era pequena - já sabia que eles deviam ficar juntos. Divos <3



3- Katniss e Peeta ( Jogos Vorazes)
Meu casal favorito do momento. O amor que floresce em meio da guerra para a sobrevivência.


4- Morticia e Gomez Adams (Família Adams)
Um clássico, e por assim dizer um amor clássico.Simplesmente adoro os encantos dessa família monstruosa.



5- América e Maxon ( a Seleção)
Ela entra na disputa pelo coração do príncipe, tem o seu antigo amor perambulando pelo castelo, muitas concorrentes disputando a coroa, uma guerra acontecendo. E mesmo que tudo possa dar errado o amor entre ela e o príncipe prevalece.

Semana 23 - Coisas Que Me Incomodam No Mundo Contemporâneo:



1- Pressa
A falta de tempo é a praga da humanidade, viver correndo com mil e uma coisas para fazer.

2- Falta de comprometimento em relações
Atualmente, ninguém tem mais paciência para amizade, e em relações a dois é muito mais fácil substituir do que preservar.

3- Músicas de baixo calão
Gente que nem sabe falar direito já acha que pode compor musicas. Que aliás só falam de putaria, drogas, dinheiro, amor iludido, e coisas sem sentido. E por falar nisso... quase todas são iguais.

4-Altos preços
Nem preciso dizer mais nada, né?

5- A diminuição da infância
Gente, nem entendo o porque isso acontece. A crianças perdem toda a inocência e a fantasia da infância. Param de brincar tão cedo, e agem como se fossem adolescente - ou adultos. Com 10 anos de idade eu ainda brincava de boneca, e agora meninas de 10 anos já fazem sexo, pagam de pegadoras, ficam se agarrando pelos cantos com os garotos - geralmente mais velhos - e ficam se pagando de bebedeiras. Cara fico muito chateada com isso.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Achados Literários - Parte 1



Para pessoas que são leitores assíduos e adoram ficar compartilhando e reblogando coisas sobre o universo dos livros... "Tamo junto, colega"
Resolvi fazer um post com o tema "Achado Literário" com algumas coisas que só os leitores compreendem.. Aproveite!!












Sigam no Instagram: @uma_bibliofila

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Livro vs. Filme - Jogos Vorazes

Tordo de Katniss_Jogos Vorazes

Atenção se você ainda não acompanha a serie, e não quer nenhum spoiler fique longe deste post...

 Toda a trilogia Jogos Vorazes é narrada em 1ª pessoa por Katniss, no livro.
 No filme, não. A parte boa é que conseguimos perceber o que os outros personagens estão sentido/ pensando. Em contrapartida, não dá pra sacar o que a Katniss Everdeen está pensando (a menos que você já tenha lido os livros).


Prim é chorona demais no filme!
 Além de parecer ainda mais jovem e ter pesadelos que não existem. É que no livro fica claro que Katniss está muito preocupada consigo e com Gale, pois ambos já têm muito mais chances de serem selecionados na Colheita; já no filme, a impressão que temos é de que Katniss está preocupada com Prim o tempo todo, ainda que essa seja sua primeira participação na Colheita.
O Tordo não é mais o mesmo.
 No livro, Katniss ganha seu broche de ouro de Madge – e o presente tem todo um significado que Katniss só fica a par no segundo livro (Em Chamas). Já no filme, ela ganha o broche de uma senhora que parece ser Greasy Sae, que simplesmente o dá a Katniss em uma de suas passagens pelo Prego (o que jamais aconteceria, já que provavelmente custaria muito caro para alguém da Costura). Além disso, não fica claro que o broche é símbolo do Distrito 12 e uma afronta à Capital, o que é uma pena, porque a ideologia contida no símbolo é um dos pilares do livro.
Tenho 42 tésseras... Oi?
 Este, para nós, é o defeito mais fatal do filme: ele não explica o que sãotésseras e o motivo de alguns Tributos estarem inscritos tantas vezes na Colheita. Há os diálogos entre Gale e Katniss, que teme por si própria e pelas 42 tésseras de Gale, mas o conceito fica perdido. Para quem já leu Jogos Vorazes, ok, tudo fica subentendido. Mas se você for ao cinema com a BFF que nem sabe a sinopse de THG, prepare-se para dar muitas explicações...
Rue é fofa e sua amizade com Katniss é bem representada no filme.
No entanto, com a morte da pequena, não fica muito claro que Katniss faz, além de uma homenagem, um protesto contra a Capital. Conseqüentemente, não fica claro o motivo de o Distrito 11 se tornar “fã” de Katniss e, inclusive, nossa heroína não recebe o pãozinho do Distrito 11, o que seria um momento mais que emocionante... Sad :/
O Romance (verdadeiro ou encenado) de Katniss e PeetaMuita gente estava com medo de Jogos Vorazes se transformar em uma história melada por causa do pseudo-triângulo que rola (em segundo plano) no livro entre PeetaKatniss e Gale. Bem, pode comemorar, o romantismo entre Katniss e Peeta no filme está muito aquém ao livro, e eles nem parecem tão ligados. Originalmente, há momentos bem mais íntimos e muitos, mas muuuitos beijos. No filme, rola bem pouco disso. Gale então, coitadinho... Mal aparece.
Feliz Jogos Vorazes... Sério?
Não fica nem um pouco claro o motivo de os Tributos Carreiristas estarem tão felizes em participar dos Jogos Vorazes, ao passo que nos Distritos menos favorecidos as pessoas choram porque são obrigadas a participar. #Comofas, produção?
O que era para ser uma espécie de chifre dourado gigantesco se transformou em uma peça com forma indefinida de metal prateado.
 Nas discussões aqui na redação, a gente ficou pensando se não deixaram a Cornucópia desse jeito para facilitar a subida de KatnissPeeta e Cato no final, mas, convenhamos, nada que um efeito especial não resolvesse, né? Vai entender...
Katniss quase morre de sede... Ou não?
Parece que o tempo realmente VOA no filme, especialmente dentro da arena. O momento em queKatniss está quase morrendo de sede, logo no início dos Jogos, é bem tenso no livro e, inclusive,Catnip questiona por que Haymitch não lhe envia água como uma dádiva. No filme, isso nem parece preocupá-la muito, e ela encontra água rapidinho...
#FATO: os ferimentos de Katniss e Peeta nos Jogos Vorazes MUITO menos graves no filme.
Quando Katniss está fugindo do ataque das bolas de fogo na arena (queima as mãos e panturrilha); Ao explodir a comida dos Tributos Carreiristas (quando fica surda de um ouvido até voltar para a Capital); Quanto Peeta estava quase morrendo (e passou vááários dias na caverna com Katniss – primeiro pelo machucado dele, depois pela tempestade, depois porque Katniss adoeceu)... Enfim. Qualquer passagem do gênero é bem mais rápida – e bem menos sofrida – no filme. 
As mochilas que a Capital dispõe para cada Distrito na Cornucópia deveriam ter tamanhos diferentes. 
No livro, é assim que Katniss chega à conclusão de que a mochila de Cato deve ter comida, por exemplo. No filme, todas são iguais.
Seneca
Se no livro o Chefe dos Idealizadores dos Jogos Vorazes na 74ª edição tem uma rápida passagem só no segundo volume da série, no filme Seneca é um capítulo a parte. Ele aparece durante todo o filme em interação com o Presidente Snow e no final, acaba preso com amoras-cadeado... #ficadica. Essa é uma das mudanças que aprovamos e assinamos embaixo, afinal, além de o personagem ajudar o espectador a entender o sistema nada bonzinho dos Jogos Vorazes e do Presidente Snow, vamos combinar que o Wesley Bentley fez uma encenação incrível, com um figurino muito legal – destaque para a barba! ;)
Prepare-e para ter spoiler do segundo livro.
 Além de Seneca, há outros fatos que são expostos apenas no segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes. Por exemplo, as manifestações no Distrito 11 e os uniformes brancos dos Pacificadores.
O Patrocínio em Jogos Vorazes pode salvar a vida de um Tributo, mas... Por quê?
 No filme, não fica clara a importância de receber uma dádiva dos patrocinadores, nem que isso custa muito caro, especialmente perto do fim dos Jogos. Por isso, parece meio sem sentido que Haymitch envie a sopinha para Peeta, sendo que não mandou água para Katniss quando ela estava com sede...
Bilhetes nas dádivas
Enquanto no livro Katniss se vê forçada a entender o que se passa na cabeça de Haymitch, inclusive quando ele envia ou deixa de enviar alguma dádiva, no filme ele sempre manda bilhetes com as dádivas (oi?) com dicas sobre o que fazer. O problema dos bilhetes é que parece que Haymitch manda algo quando bem entende e paga do bolso dele, o que, sabemos, não procede.
A morte de Cato é mais sussa no filme. 
No livro, ele passa a noite toda sendo devorado aos poucos pelos Bestantes, já que sua armadura o protege (e nesse caso, se torna uma arma contra ele próprio), deixando as extremidades vulneráveis. No filme, a armadura não existe e, por conta disso, a morte dele acaba sendo muito mais rápida: assim que Cato cai da CornucópiaKatniss acerta uma flecha em seu coração.
Peeta não perde a perna! 
Essa foi uma mudança drástica. Originalmente, o personagem perde o membro por causa do torniquete que Katniss faz para que ele pare de sangrar (e não morra). Na Capital, ele ganha uma perna mecânica. No filme isso simplesmente não acontece.
Assuntos inacabados em Jogos Vorazes
Ao término do filme surgem várias dúvidas para quem não leu o livro: fica meio difícil entender por que uns querem tanto participar dos Jogos e outros querem sair correndo. Aliás, qual o real objetivo dosJogos Vorazes? E, além disso, quem ganhar os Jogos ganha o quê? Será que não dá para fugir? É uma obrigação se inscrever na Colheita?
Katniss parece muito menos inteligente do que realmente é.
 Talvez pelo fato de não termos acesso a seus pensamentos, muitas vezes parece que Katniss está meio perdida na arena e não tem noção que está fazendo. Quem leu o livro sabe que ela entende de caça, de ervas e se vira muito bem na floresta, além de ter um pé atrás com todo mundo (o que a ajuda a sobreviver). Ao término dos Jogos, parece que ela venceu mais por sorte que por mérito.
Os bestantes são mais assustadores no livro.
 No filme, eles se parecem mais com cães gigantes. Passaram longe da descrição “lobos que podem andar sobre as duas patas traseiras e parecem fazer gestos para os outros do bando com as patas dianteiras”. Além disso, seus olhos não lembram os Tributos mortos e eles não têm coleiras com os números desses Tributos.

Motivos Para Amar Jogos Vorazes



Gente, desde o começo nunca me interessei muito na série. Mas no ultimo fim de semana fiquei completa e totalmente apaixonada pela saga. Então eis os motivos pelos quais eu estou amando Jogos Vorazes.

1- A Protagonista

Pra começo de conversa, quero citar que amei ainda mais a personagem pelo fato de ela ser interpretada pela Jennifer Lawrence #diva. E amei ainda mais pela força e coragem de Katniss.

2- O Casal

Todo mundo adora um casalzinho. Mas vale deixar claro que aqui não é nem um tipo de filme à lá Nicholas Sparks. Então ou é mortar ou morrer. Eu adorei esse casal <3

3- Trilha Sonora

Tanto no Jogos Vorazes, quanto em Em Chamas as musicas são ótimas.. Desde Imagine Dragons até mesmo Sia.

4- Moda

Nunca fui muito fã de moda, mas depois de ver os modelitos criados pelo Cinna ( estilista da Katniss ), fiquei naquele mega consumismo "Eu Querooooo!!"

5- A Revolução

É o que dá uma forcinha a mais na história, só quem leu o livro e viu o filme, pode entender o motivo de tanta revolta (pelos jogos, pelo governo, etc.)

6- Ato de amor ou afronta à Capital?

Depois de sobrar apenas Katniss e Peeta nos jogos, as regras mudam novamente. Um terá que matar o outro e apena um poderá se o vencedor. Katniss dá a ideia de se matarem com amoras-cadeado, assim não haveria vencedor... Mas os governantes do jogos decidem deixar os dois como campeões... Mas como saber se isso não foi um ato rebelde de Katniss ao enfrentar a Capital, ou foi um ato de amor, pois não queria viver sem o seu amado e vice-versa?


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Semana 22 - Na Minha Geladeira, Tem Que Ter:



1- Leite
Ainda não cheguei na conclusão exata, mas tenho quase certeza absoluta que é por que café sem leite é horrível.

2- Frutas
Um lanche para qualquer hora.

3- Mel ou outra chimia doce 
Café da manhã só com doce! Então pode ser mel, leite condensado ou até geléia.

4- Pacotinho de suco
Sim, eu deixo meus pacotinhos de suco na geladeira.

5- Margarina

Tudo que Vicia Começa Com "C" - Luis Fernando Veríssimo



Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios...
Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei,pensei e,de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C!
De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê. Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê.
Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café,mas não deixam de tomar seu chimarrão que também - adivinha ? - começa com a letra c.
Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein?
E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários. Os vícios alimentares conhecemos aos montes,principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.
Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade? cinco. 
Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o ato sexual e este é denominado coito.
Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim,estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura.