sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Livro vs. Filme - Jogos Vorazes

Tordo de Katniss_Jogos Vorazes

Atenção se você ainda não acompanha a serie, e não quer nenhum spoiler fique longe deste post...

 Toda a trilogia Jogos Vorazes é narrada em 1ª pessoa por Katniss, no livro.
 No filme, não. A parte boa é que conseguimos perceber o que os outros personagens estão sentido/ pensando. Em contrapartida, não dá pra sacar o que a Katniss Everdeen está pensando (a menos que você já tenha lido os livros).


Prim é chorona demais no filme!
 Além de parecer ainda mais jovem e ter pesadelos que não existem. É que no livro fica claro que Katniss está muito preocupada consigo e com Gale, pois ambos já têm muito mais chances de serem selecionados na Colheita; já no filme, a impressão que temos é de que Katniss está preocupada com Prim o tempo todo, ainda que essa seja sua primeira participação na Colheita.
O Tordo não é mais o mesmo.
 No livro, Katniss ganha seu broche de ouro de Madge – e o presente tem todo um significado que Katniss só fica a par no segundo livro (Em Chamas). Já no filme, ela ganha o broche de uma senhora que parece ser Greasy Sae, que simplesmente o dá a Katniss em uma de suas passagens pelo Prego (o que jamais aconteceria, já que provavelmente custaria muito caro para alguém da Costura). Além disso, não fica claro que o broche é símbolo do Distrito 12 e uma afronta à Capital, o que é uma pena, porque a ideologia contida no símbolo é um dos pilares do livro.
Tenho 42 tésseras... Oi?
 Este, para nós, é o defeito mais fatal do filme: ele não explica o que sãotésseras e o motivo de alguns Tributos estarem inscritos tantas vezes na Colheita. Há os diálogos entre Gale e Katniss, que teme por si própria e pelas 42 tésseras de Gale, mas o conceito fica perdido. Para quem já leu Jogos Vorazes, ok, tudo fica subentendido. Mas se você for ao cinema com a BFF que nem sabe a sinopse de THG, prepare-se para dar muitas explicações...
Rue é fofa e sua amizade com Katniss é bem representada no filme.
No entanto, com a morte da pequena, não fica muito claro que Katniss faz, além de uma homenagem, um protesto contra a Capital. Conseqüentemente, não fica claro o motivo de o Distrito 11 se tornar “fã” de Katniss e, inclusive, nossa heroína não recebe o pãozinho do Distrito 11, o que seria um momento mais que emocionante... Sad :/
O Romance (verdadeiro ou encenado) de Katniss e PeetaMuita gente estava com medo de Jogos Vorazes se transformar em uma história melada por causa do pseudo-triângulo que rola (em segundo plano) no livro entre PeetaKatniss e Gale. Bem, pode comemorar, o romantismo entre Katniss e Peeta no filme está muito aquém ao livro, e eles nem parecem tão ligados. Originalmente, há momentos bem mais íntimos e muitos, mas muuuitos beijos. No filme, rola bem pouco disso. Gale então, coitadinho... Mal aparece.
Feliz Jogos Vorazes... Sério?
Não fica nem um pouco claro o motivo de os Tributos Carreiristas estarem tão felizes em participar dos Jogos Vorazes, ao passo que nos Distritos menos favorecidos as pessoas choram porque são obrigadas a participar. #Comofas, produção?
O que era para ser uma espécie de chifre dourado gigantesco se transformou em uma peça com forma indefinida de metal prateado.
 Nas discussões aqui na redação, a gente ficou pensando se não deixaram a Cornucópia desse jeito para facilitar a subida de KatnissPeeta e Cato no final, mas, convenhamos, nada que um efeito especial não resolvesse, né? Vai entender...
Katniss quase morre de sede... Ou não?
Parece que o tempo realmente VOA no filme, especialmente dentro da arena. O momento em queKatniss está quase morrendo de sede, logo no início dos Jogos, é bem tenso no livro e, inclusive,Catnip questiona por que Haymitch não lhe envia água como uma dádiva. No filme, isso nem parece preocupá-la muito, e ela encontra água rapidinho...
#FATO: os ferimentos de Katniss e Peeta nos Jogos Vorazes MUITO menos graves no filme.
Quando Katniss está fugindo do ataque das bolas de fogo na arena (queima as mãos e panturrilha); Ao explodir a comida dos Tributos Carreiristas (quando fica surda de um ouvido até voltar para a Capital); Quanto Peeta estava quase morrendo (e passou vááários dias na caverna com Katniss – primeiro pelo machucado dele, depois pela tempestade, depois porque Katniss adoeceu)... Enfim. Qualquer passagem do gênero é bem mais rápida – e bem menos sofrida – no filme. 
As mochilas que a Capital dispõe para cada Distrito na Cornucópia deveriam ter tamanhos diferentes. 
No livro, é assim que Katniss chega à conclusão de que a mochila de Cato deve ter comida, por exemplo. No filme, todas são iguais.
Seneca
Se no livro o Chefe dos Idealizadores dos Jogos Vorazes na 74ª edição tem uma rápida passagem só no segundo volume da série, no filme Seneca é um capítulo a parte. Ele aparece durante todo o filme em interação com o Presidente Snow e no final, acaba preso com amoras-cadeado... #ficadica. Essa é uma das mudanças que aprovamos e assinamos embaixo, afinal, além de o personagem ajudar o espectador a entender o sistema nada bonzinho dos Jogos Vorazes e do Presidente Snow, vamos combinar que o Wesley Bentley fez uma encenação incrível, com um figurino muito legal – destaque para a barba! ;)
Prepare-e para ter spoiler do segundo livro.
 Além de Seneca, há outros fatos que são expostos apenas no segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes. Por exemplo, as manifestações no Distrito 11 e os uniformes brancos dos Pacificadores.
O Patrocínio em Jogos Vorazes pode salvar a vida de um Tributo, mas... Por quê?
 No filme, não fica clara a importância de receber uma dádiva dos patrocinadores, nem que isso custa muito caro, especialmente perto do fim dos Jogos. Por isso, parece meio sem sentido que Haymitch envie a sopinha para Peeta, sendo que não mandou água para Katniss quando ela estava com sede...
Bilhetes nas dádivas
Enquanto no livro Katniss se vê forçada a entender o que se passa na cabeça de Haymitch, inclusive quando ele envia ou deixa de enviar alguma dádiva, no filme ele sempre manda bilhetes com as dádivas (oi?) com dicas sobre o que fazer. O problema dos bilhetes é que parece que Haymitch manda algo quando bem entende e paga do bolso dele, o que, sabemos, não procede.
A morte de Cato é mais sussa no filme. 
No livro, ele passa a noite toda sendo devorado aos poucos pelos Bestantes, já que sua armadura o protege (e nesse caso, se torna uma arma contra ele próprio), deixando as extremidades vulneráveis. No filme, a armadura não existe e, por conta disso, a morte dele acaba sendo muito mais rápida: assim que Cato cai da CornucópiaKatniss acerta uma flecha em seu coração.
Peeta não perde a perna! 
Essa foi uma mudança drástica. Originalmente, o personagem perde o membro por causa do torniquete que Katniss faz para que ele pare de sangrar (e não morra). Na Capital, ele ganha uma perna mecânica. No filme isso simplesmente não acontece.
Assuntos inacabados em Jogos Vorazes
Ao término do filme surgem várias dúvidas para quem não leu o livro: fica meio difícil entender por que uns querem tanto participar dos Jogos e outros querem sair correndo. Aliás, qual o real objetivo dosJogos Vorazes? E, além disso, quem ganhar os Jogos ganha o quê? Será que não dá para fugir? É uma obrigação se inscrever na Colheita?
Katniss parece muito menos inteligente do que realmente é.
 Talvez pelo fato de não termos acesso a seus pensamentos, muitas vezes parece que Katniss está meio perdida na arena e não tem noção que está fazendo. Quem leu o livro sabe que ela entende de caça, de ervas e se vira muito bem na floresta, além de ter um pé atrás com todo mundo (o que a ajuda a sobreviver). Ao término dos Jogos, parece que ela venceu mais por sorte que por mérito.
Os bestantes são mais assustadores no livro.
 No filme, eles se parecem mais com cães gigantes. Passaram longe da descrição “lobos que podem andar sobre as duas patas traseiras e parecem fazer gestos para os outros do bando com as patas dianteiras”. Além disso, seus olhos não lembram os Tributos mortos e eles não têm coleiras com os números desses Tributos.

Um comentário:

  1. Olá, me chamo Maurício, tenho um blog e estou interessado em uma parceria com você, o que me diz?
    O blog se chama "Clube do Sapo" e é sobre vários assuntos: Ciência, origami e artesanato, humor, sátiras direcionadas à sociedade, curiosidades e outros. É bem variado, apesar de termos um dono, há uma pequena equipe que escreve, cada sobre o que gosta, por isso "Clube"("sapo" já é uma coisa interna).
    Nosso endereço é: www.clubedosapo.blogspot.com.br
    Se ficar interessada, por favor responda esse comentário ou envie um e-mail para : cdosapo@gmail.com

    PS: Gostei muito do post, li os livros e já vi os filmes e você falou muito bem das diferenças entre o primeiro filme e o primeiro livro, dou ênfase na parte que fala sobre Rue e o Distrito 11 e os ferimentos dos protagonistas.

    ResponderExcluir