quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Personagem da Semana : Papai Noel


Pois é, época de natal nos faz perceber que o bom velhinho aparece em tudo quanto é canto, em posters, em lojas, e vários posts no Facebook. Apesar de tudo, a época de natal sempre foi a minha favorita, mesmo que eu tivesse um pânico imenso do bom velhinho. Todas as minhas fotos de infância que eu o via, eu estava ou brava ou chorando muito. (risos sem graça). Bom vamos a história.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4A6mnkTS-IbEpRuBIzAJktHOYrVzsPiN7UjOcqoZLD2VZm-hu4VPHJm_5wSnBzEdsQNdcE_mADu4KjoqoqIeTmyYd88XU-68gh72nQ91wbYh7ijnd1gdUsyszlN0crLqb6URH_6gaAgyP/s640/tumblr_me7yv87xuI1rwwgoxo1_r1_400.jpg

A Origem
O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, São Nicolau, era um arcebispo da Turquia. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos a São Nicolau fazendo-o por se tornar santo. Teve origem na Alemanha como símbolo natalino, e de lá se espalhou para mundo inteiro.

A Lenda
Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto em outra versão diz que ele reside nas montanhas lá na Lapônia.Ele vive com sua esposa Mamãe Noel, com seus elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças mal comportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos em sua oficina, e das renas que puxam o trenó.

A Roupa
A forma como ele é retratado hoje em dia foi criado pelo cartunista Thomas Nast, publicado pela primeira vez na capa do jornal semanal Harper’s Weekly em um especial de Natal em 1866, quase 60 anos antes da primeira propaganda que a Coca-Cola utilizou a imagem do Papai Noel como seu garoto propaganda.

Por que ele é o personagem da semana?
Mesmo que eu não seja muito fã dele desde pequena, entendo que natal sem Papai Noel não tem o mesmo sentido.Mesmo que eu tenha minhas teorias conspiratória sobre o Papai Noel da atualidade, sei que quando se é criança, é muito mais gostoso saber da surpresa que é achar da noite para o dia um presente em baixo da árvore toda enfeitada. E agradeço por ter tido essa infância gostosa que eu tive, e minhas melhores lembranças foram nessa época em que o amor e paz de Deus, reina entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário